O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal da Microrregião de Coelho Neto, SINTASP/MCN, esteve na manhã desta quinta-feira (30/05) participando do movimento batizado de “Tsunami da Educação”, em um Ato Público em Defesa do FUNDEB, contra a Reforma da Previdência e contra os cortes orçamentários na Educação. A concentração aconteceu na praça Duque Bacelar e percorreu ruas do centro da cidade.
O movimento se deu através de uma parceria entre o SINTASP, Campus do IFMA de Coelho Neto, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, UAB, FETRAM, Estudantes e Professores da rede estadual e municipal de ensino.
Com faixas e cartazes, os manifestantes reagiram aos cortes de 30% no orçamento das universidades públicas e dos institutos federais anunciados pelo governo Bolsonaro, externando descontentamento com o governo de forma geral, dando ênfase a Reforma da previdência.
O Presidente do SINTASP, Izaque Vale, contribuiu com a organização do ato, e contou com o apoio de membros da diretoria da instituição e de seus servidores.
Se fez Presente também o Presidente da Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal do Estado do Maranhão (FETRAM), e Vereador de Coelho Neto, Osmar Aguiar.
A manifestação a favor da educação e contra os desmandos do Governo Federal, foi vista de forma positiva pelos organizadores do ato, devido o envolvimento não só de Estudantes, mas de profissionais da Educação e de membros da Sociedade Civil Organizada.